(#10) Silêncio, força invencível

Não há nada mais próximo da noção de Deus que o Silêncio. O Imanifesto faz conhecer sua ação pelo Silêncio, que não ecoa (não produz interferência) em coisa alguma. Produz, no entanto, efeitos sem qualquer resistência. Não toca em coisa alguma, mas é prenhe de todos os efeitos possíveis.

É na escuridão que as sementes germinam. Na ausência de sons que a dor é mais pungente e a Alegria mantém-se imaculada. Quando ecoa no vulgo, o Som do Verbo degrada-se em milhares de ruídos incompreensíveis. Babel é imposta aos homens pela multiplicidade de impressões e sensações, que obliteram, mais e mais, nossas faculdades racionais.

A Razão, manifestada pela justa medida, é representada pela imperturbável harmonia entre polos opostos e pratos da Balança. A água torna-se translúcida quando as impurezas descem ao fundo, decantadas. A vertigem do mortal humano que, sem saber, rodopia com o planeta a 56 quilômetros por segundo, não desaparece quando ele toma o sentido contrário, mas quando fecha os olhos e mira a escuridão sob as pálpebras fechadas.

O Silêncio perpassa tudo sem reagir a nada. Invencível força, mortal para as frenéticas atividades vulgares e terminal, decisiva, para os medos do ser humano. Quem incomoda-se pelo Silêncio é um fugitivo do que realmente é e tem sua Alma como um diabo que é fustigado pela Verdade.

A Verdade é o que não muda nem é perturbado. Verdade é aquilo que desce à cripta do segredo, que protege-se do Dragão faminto sob o Véu da Virgem, grávida eternamente.

Anúncios

Publicado por Júlio [Ebrael]

Blogueiro, poeta amador, pai. Espiritualmente católico, intelectualmente Gnóstico, estudioso das religiões. A caminho da Luz, mas sujo de lama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: